top of page
Quem somos

"Matei meus pais de desgosto, matei meus pais com o álcool"

Foto: Marcos Santos/Fotos Públicas

Grupo oferece ajuda as pessoas que sofrem com o alcoolismo

Os Alcoólicos Anônimos (A.A) é uma irmandade de mulheres e homens que compartilham, suas experiências e histórias, com a intenção de solucionar seus problemas em comum e ajudar outras pessoas a se recuperar do alcoolismo. O A.A surgiu em 1935, atualmente existe em 155 países atendendo aproximadamente dois milhões de alcoólicos, em Sorocaba este ano completa 29 anos. Sem vinculo nenhum a religiões ou seitas e movimentos políticos.

O objetivo central do grupo é manter a sobriedade de si mesmo e ajudar outros alcoólicos a alcançar também. Carlos, de 45 anos, frequenta o grupo há 5 anos e não se conformava por ser diferente dos demais e não conseguir controlar a vontade de beber, foi quando percebeu que precisava de ajuda. "Eu tinha que beber mais, não porque eu queria e sim porque meu corpo, minha mente necessitava do álcool. E aos poucos fui chegando ao fim do poço."

O programa A.A, consiste basicamente na sugestão dos "Doze Passos", um grupo de dicas a seguir para se obter a sobriedade. Criados para a recuperação individual do alcoolismo. A irmandade preocupa-se unicamente com a recuperação pessoal e a recuperação continua individual dos alcoólicos que procuram ajuda. O grupo não se dedica á pesquisas sobre alcoolismo, a tratamentos médicos ou psiquiátricos.

Pessoas que sofrem com o alcoolismo demoram para aceitar que precisam de um acompanhamento, muitos procuram ajuda quando não tem mais opções de saída ou quando sua própria família não aguenta mais os efeitos colaterais desse vício. Bruno, de 30 anos, relata que bebia pela adrenalina, considera que a bebida em si ele nunca gostou, mas o 'barato' de ficar bêbado sempre te contagiou. Ele, que já foi usuário de droga, ficou viciado precocemente, aos 12 anos, e logo depois veio o álcool. Aos 18 anos já estava em uma clinica de recuperação. "Sempre fui o desgosto da minha família, nunca soube o que era deixar meus pais orgulhosos. Matei meus pais de desgosto, matei meus pais com o álcool", finaliza de cabeça baixada.

Segundo Bruno, o alcoolismo é uma doença que não tem cura, você tem que aprender a conviver com ela. "Perdi tudo o que eu tinha na minha vida, perdi minha família, meu emprego e quando percebi já não tinha mais nada, nem a vontade de viver", revela Manuel, de 40 anos.


A irmandade oferece reuniões em grupo, palestras e apoio às pessoas que precisam sair do vício e não conseguem sozinhas. "O Alcóolicos Anônimos está me trazendo uma vida nova e amigos de verdade em busca de um mesmo ideal: a sobriedade do álcool." relata Manuel.

As reuniões na sede de Sorocaba são realizadas na Rua Coronel Cavalheiros, 282, no Centro. O atendimento é feito todos os dias, das 19h30 às 21h e todos os membros têm a identidade preservada. (A pedido dos entrevistados, essa reportagem utiliza nomes fictícios).


Nós somos Catarina e Taiane...

Siga
  • Facebook Black Round
  • Instagram Basic Black
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page