top of page
Quem somos

Você sabe o que é mania e TOC?

Um comportamento que parece simples pode se tornar sua dor de cabeça

Roer as unhas, deixar tudo sempre limpo, lavar as mãos o tempo todo...tudo isso é mania e muitas pessoas têm uma ou outra, seja por suas crenças ou superstições. Quem nunca lançou desafios mentais a si mesmo do tipo "se eu não atravessar a faixa de pedestres sempre com o pé direito na linha branca vai acontecer algo ruim", ou contou as riscas da calçada por alguma superstição?

A psicóloga Giane Nucci, 31, explica que o termo "mania" é usado popularmente para explicar esses rituais do cotidiano, como colecionar objetos. Nesses casos, o comportamento repetitivo é utilizado para controlar a ansiedade e ter um controle maior sobre as ações.

"Tenho uma mania com simetria, sempre quero que as coisas que eu faça estejam alinhadas, posicionadas de forma que tenham uma certa harmonia", diz o produtor audiovisual Amadeu Gomes, 27. Ele conta que isso começou ainda criança, quando ia brincar, "eu alinhava os brinquedos, gostava de deixar tudo arrumadinho".

A mania não incomoda Amadeu porque não tem

influência direta em sua rotina (Foto: Arquivo Pessoal)


No caso da estudante de Arquitetura e Urbanismo, Ana Luma Tavares, 23, a sua mania não a incomoda, pois só acontece quando está na frente de uma televisão. "Vão achar que eu sou louca, mas nunca deixo o volume da TV em números pares, faço isso desde a adolescência e é incontrolável. Se alguém tiver vendo TV comigo e eu perceber que tá no par tenho que mudar na hora ou ninguém vai ter paz". Ela faz isso porque números ímpares sempre a trouxeram sorte.

Segundo Giane, é um comportamento inconsciente e para controlar, primeiro tem que avaliar sua dimensão, "a primeira coisa é perceber o comportamento, ou seja, ter consciência do problema, depois é necessário avaliar o quanto essas 'manias' interferem na vida cotidiana. Se a mania está vinculada com algum ritual, a compulsão; ou crença, a obsessão, é mais difícil controlar e é necessário buscar ajuda de um profissional para uma avaliação e tratamento"


O Transtorno Obssessivo Compulsivo

O TOC acontece quando a mania evolui pra algo mais grave, o indivíduo cria "regras" e precisa cumpri-las. Esse transtorno é mais comum do que parece, são estimados aproximadamente quatro milhões de portadores só no Brasil.

Roberta Lourenço, 20, estudante de jornalismo faz parte dessa estimativa, ela conta que precisa realizar todas as atividades comuns do dia a dia duas vezes, como escovar os dentes e beber água - são sempre dois copos. "Não é controlável, é uma coisa que eu tenho que fazer, porque se não fizer parece que algo de ruim vai acontecer, então pra eu evitar ter esse tipo de pensamento, essa sensação ruim, eu faço. Eu já tentei controlar e não deu certo".

Roberta conta que fazer tudo duas vezes é como uma obrigação

(Foto: Arquivo Pessoal)

Gianne afirma que o Transtorno provoca mesmo esse medo, em geral, causa muito sofrimento, toma o tempo da pessoa e interfere na sua rotina, na sua vida social e da família, "notamos que alguns rituais são extremamente graves, podendo incapacitar a pessoa para o trabalho e impedí-la de relacionar-se socialmente".

Pesquisas realizadas mostram que pessoas com TOC e os seus familiares possuem uma baixa função em áreas cerebrais responsáveis pelo controle do comportamento. Essas áreas estão em vermelho na imagem.


Tratamento

Dá para se livrar de uma mania sem ajuda médica? Quando é necessário recorrer a um tratamento? Depende de quanto isso interfere na vida do indivíduo. "Existem casos, em que a pessoa percebe que tem determinado comportamento e se atenta para não fazer e isso tende a cessar, como por exemplo, roer unha. No entanto, outros hábitos precisam de ajuda de um profissional", relata a psicóloga. Em casos de TOC existe o tratamento medicamentoso e terapia.

Nós somos Catarina e Taiane...

Siga
  • Facebook Black Round
  • Instagram Basic Black
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page