top of page
Quem somos

Exercícios Físicos: quando em excesso podem trazer problemas

Na busca pelo corpo perfeito, pessoas abusam nas atividades físicas

Foto: Divulgação

Praticar exercícios físicos, malhar algumas horinhas por dia, para deixar o corpo em forma, é saudável. Porém, abusar de exercícios; extrapolar os limites do corpo; exagerar na carga horária, para obter um resultado mais rápido, tudo com o objetivo de alcançar o corpo perfeito, pode se tornar um transtorno psicológico, ou até mesmo deixar sequelas pra sempre no corpo.


Segundo o Personal Trainer, Vladmir Santos, de Sorocaba, o excesso de exercícios pode resultar em redução de desempenho, alterações do sono, fadiga, dores musculares, dores de cabeça, alterações psicológicas, hipertensão e fraturas por estresse. “As mulheres podem ter irregularidade menstrual e os homens ter diminuição da testosterona. Excesso de treino também pode causar diminuição da imunidade”, completa.

A estudante de Educação Física, Beatriz Moraes, 22, de Sorocaba, começou aos 19 anos a praticar exercícios físicos, com objetivo de melhorar o corpo esteticamente, e hoje não consegue ficar sem ir à academia, ela conta que treina de quatro a cinco dias por semana, pelo menos uma hora por dia.

Para a estudante, a malhação se tornou algo essencial em sua vida. “Por mais cansada que eu esteja sempre coloco academia na minha lista de prioridades do dia a dia. Já cheguei até a ir treinar doente.”


"Meu treino vem em primeiro lugar"

(Foto:Arquivo Pessoal)

O refrigerante é considerado o “inimigo” de muitas mulheres, por favorecer o aparecimento das famosas estrias e celulites. Com Beatriz não é diferente, ela excluiu de seu cardápio a bebida, devido os componentes existentes, que podem automaticamente atrapalhar seu rendimento na academia, como o enfraquecimento dos ossos. “Além disso, o refrigerante tem muito açúcar que facilita o ganho de peso e contribui para o aparecimento da diabetes”, comenta a estudante.


O Personal Trainer comenta alguns benefícios que os treinos proporcionam a saúde, como: melhora na pressão arterial, saúde cardiovascular, maior sensibilidade à insulina (o que ajuda os músculos a usar a glicose como fonte de energia), melhora os perfis de colesterol, e ajuda na diminuição da gordura abdominal e peso corporal.


" Os excessos podem atuar no sistema músculo-esquelético, sistema circulatório e também no psicológico." (Foto:Arquivo Pessoal)



Os exercícios físicos são altamente recomendados para melhorar a qualidade de vida e ajudam com a longevidade. “As modalidades, os volumes, as intensidades, as recuperações, devem ser estabelecidas, preferencialmente, com critério técnico de um profissional competente, sempre considerando as características pessoais através das entrevistas, avaliações.”


Beatriz comenta que a melhor parte do seu dia é academia, e que até perdeu alguns amigos por conta do vício, pois por não beber deixou de sair. “É algo que me completa, que me entende, que faz eu me sentir bem, faz parte de mim e da minha vida.” Para ela seu treino vem em primeiro lugar, até mesmo de seus compromissos.


Nós somos Catarina e Taiane...

Siga
  • Facebook Black Round
  • Instagram Basic Black
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page