top of page
Quem somos

"Deixei de sair, ir à festas e a casa de parentes, para não precisar sair da minha dieta.”

Quando a busca para uma alimentação balanceada pode se tornar obsessão

Hoje em dia muitos homens e mulheres tem o desejo de ter um corpo perfeito e bonito. Para atingir este objetivo alguns optam por academias, exercícios físicos ou simplesmente as dietas. Quem nunca testou aquela dieta milagrosa de revistas? Ou de algum famoso? Pois saiba que as dietas radicais que auxiliam na perda de peso podem lhe trazer algumas consequências, tanto fisicamente quanto na saúde.


Segundo a Mestre em Nutrição Clinica da Puc-SP, Ana Célia Ayres Dellosso, 57 anos, de Sorocaba, as dietas quando realizadas irregularmente podem trazer deficiências ao organismo “Qualquer dieta de moda que exclui substâncias alimentares estaremos retirando nutrientes importantes para a saúde.”


A pedagoga Thaise Claro, de 23 anos, de Votorantim, realiza dietas há cinco anos, além de fazer exercícios regulamente. Segundo ela seu maior inimigo é as balanças. “Sou muito insatisfeita com o meu corpo, me considero gorda e barriguda.”


Quando é adotada uma alimentação muito restrita, logo o organismo percebe que não esta recebendo a quantidade considerada adequada de energia e nutrientes para garantir as suas funções vitais. Ana Célia comenta ainda que os remédios não ajudam na eliminação de peso e sim atrapalham “Mostram um emagrecimento para o nosso organismo que não é verdadeiro o efeito sanfona”.



De acordo com mestre em nutrição, as dietas que fazem

ter uma perda de peso muito rápida pode gerar um efeito sanfona. “A Reeducação Alimentar deve ter um tempo mínimo de 8 a 12 meses para que o organismo se adapte com a nova situação do seu peso.”


Thaise se considera dependente de dietas e evita comer doces, frituras e coisas gordurosas. “Deixei de comer muitas coisas por causa da dieta. Deixei de sair, ir à festas e a casa de parentes, para não precisar sair da minha dieta.”


A pedagoga conta que já ficou mais de dois meses comendo somente sopa em todas as refeições. “Quando tive que parar de fazer a dieta da sopa, confesso que fiquei com peso na consciência, mesmo sabendo que não estava me fazendo bem.”

Para ter uma dieta balanceada evitando problemas de saúde é necessário seguir a pirâmide alimentar com todas as substâncias alimentares importantes e com número de porções adequadas para a idade, sexo, peso e altura de cada pessoa.

"Meu sonho é ter o corpo da dançarina Graciane Barbosa"

(Foto:arquivo pessoal)


Nós somos Catarina e Taiane...

Siga
  • Facebook Black Round
  • Instagram Basic Black
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page